Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Saúde implanta médico exclusivo para “cor verde” e melhora fluxo em UPAS

Publicado em

A prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou uma nova medida para agilizar o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Trata-se da implantação do Consultório de Triagem, que contará com um médico exclusivo para atender pacientes classificados com a cor verde na classificação de risco. Essa iniciativa visa reduzir o tempo de espera e otimizar os atendimentos nas unidades.

A classificação de risco continua sendo realizada pelos enfermeiros das UPAs, que determinam a gravidade do quadro clínico dos pacientes. Aqueles que são considerados casos leves, identificados com a cor verde, serão encaminhados diretamente ao médico-triagista. Esse profissional terá a responsabilidade de atender demandas simples, como emissão de atestados, renovação de receitas e orientação médica, garantindo um atendimento rápido e eficaz.

A secretária adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, Susana de Avila Gutierrez, explicou a dinâmica da nova medida: “É um médico que a gente colocou para fazer o atendimento nas UPAs para aqueles atendimentos verdes. Então, nas UPAs, a gente tem os médicos que fazem o atendimento normal, amarelo, a triagem normal. O médico-triagista é o médico que a gente colocou para atender na porta apenas aqueles pacientes que são classificados como verdes, que não precisam de fazer uma medicação, mas eles vão lá só para pegar um atestado, para trocar uma receita, para pegar uma medicação. São esses pacientes que o médico-triagista vai atender, que é um atendimento rápido. Ele já passa medicação e já libera. Esse paciente não é para entrar dentro da unidade para tomar uma medicação, por exemplo, endovenosa. É só para ir lá para pegar uma receita, um atestado ou então para pegar uma orientação e ir embora.”

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Primeira-dama de Cuiabá entrega certificados para alunos do programa Qualifica Juventude nesta terça-feira (2)

O fluxo de atendimento segue da seguinte forma: o paciente chega à unidade, faz a ficha na recepção e passa pela classificação de risco, onde o enfermeiro determina a gravidade do caso. Se o paciente for classificado como verde e não necessitar de medicação imediata, ele será encaminhado para o médico-triagista, evitando sobrecarga no atendimento interno das UPAs. No entanto, se houver sintomas adicionais, como febre alta ou dificuldade respiratória, ele será direcionado ao atendimento tradicional dentro da unidade.

A expectativa da SMS é que essa iniciativa contribua significativamente para a redução do tempo de espera nas UPAs, melhorando a eficiência do atendimento e garantindo que os casos mais graves recebam a atenção necessária com maior celeridade. A medida já está sendo implementada em todas as UPAs da cidade e permanecerá como parte do fluxo de atendimento das unidades.

#PraCegoVer

A imagem mostra a fachada de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nas cores branca e verde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Projeto que propõe fim de verbas públicas para o Carnaval em Cuiabá tem pedido de vista na Câmara

Published

on

22/04/2025
Projeto que propõe fim de verbas públicas para o Carnaval em Cuiabá tem pedido de vista na Câmara

Secom – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (22), sua 21ª Sessão Ordinária do ano. Durante o Pequeno Expediente, os vereadores apresentaram uma série de indicações com foco em melhorias urbanas e sociais. Também registraram votos de pesar pelo falecimento do Papa Francisco, ocorrido na segunda-feira (21).&nbsp
Na Tribuna Livre, o procurador da Câmara, Eustáquio Inácio Neto, participou do debate sobre a violência de gênero na política, a convite da presidente da Casa, vereadora Paula Calil (PL).
Na Ordem do Dia, seis projetos de lei foram aprovados e diversos pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) foram mantidos. Um dos temas mais debatidos foi o projeto do vereador Rafael Ranalli (PL), que propõe a proibição do uso de verbas públicas para a realização do Carnaval em Cuiabá. A proposta, que gerou discussão em plenário, teve sua tramitação adiada após pedido de vista feito pela vereadora Michelly Alencar (UB).
Outro projeto que gerou debate foi de autoria da vereadora Baixinha Giraldelli (SD), que sugeria a criação de salas de descanso para professores da rede municipal com jornadas superiores a seis horas. O texto teve parecer contrário da CCJR mantido e foi arquivado.
Além das matérias legislativas, os parlamentares apresentaram requerimentos ao Executivo cobrando providências em áreas como infraestrutura viária, limpeza urbana e segurança pública. Moções de aplausos e títulos de cidadão cuiabano também foram aprovados.
A próxima sessão está marcada para quinta-feira (24).

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Administração do Mercado do Porto tem missão de retomar espaço turístico do local

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

CIDADES

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA