MATO GROSSO
“Camarote mostra preocupação do Governo de MT com as necessidades das pessoas autistas”, afirma mãe de filhos com TEA
Publicado em
5 de maio de 2025por
Da Redação
A cuiabana Wérica Weiller viveu uma experiência inédita ao acompanhar, pela primeira vez, seus dois filhos autistas no Camarote do Autista, ação do programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
“Tudo aqui foi pensado com muito carinho, desde a entrada até a recepção, tudo acolhedor. Isso mostra que existe uma preocupação real com as necessidades das pessoas autistas”, afirmou sobre a organização do espaço.
Para Wérica, que também é autista, o momento representou mais do que lazer, foi uma celebração da inclusão e do respeito à neurodiversidade. Moradora do bairro Santa Isabel, em Cuiabá, ela compartilhou que esta foi a segunda vez que inscreveu os filhos no sorteio e ambos, Caio e Gabriela, foram contemplados na segunda tentativa no jogo do Cuiabá contra o Athletico Paranaense, no dia 15 de abril.
“Quando recebi a ligação, eu estava dentro do Uber com minha filha. Ela só faltou pular de alegria. Se um fosse sorteado, eu nem teria com quem deixar o outro. Eles sempre estão juntos. Foi uma felicidade imensa”, relembrou.
O Camarote do Autista tem promovido inclusão e lazer às crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante os jogos do Cuiabá Esporte Clube na Arena Pantanal. Em 2023 e 2024, foram contempladas 296 pessoas por meio de sorteios.
Wérica descreveu o ambiente do camarote como essencial para garantir conforto e bem-estar à sua família. “Se estivéssemos no meio da arquibancada, eles não aguentariam ficar. Aqui, eles assistem, descansam, comem, voltam a assistir, tudo no tempo deles. E o mais importante: sem olhares de julgamento”, contou.
Foto: Darlene Marques | Setasc-MT
De acordo com a primeira-dama Virginia Mendes, ver histórias como a da Wérica e de seus filhos mostra que o trabalho desenvolvido está no caminho certo, uma vez que o Camarote do Autista não é apenas um espaço físico, mas um símbolo do compromisso com a inclusão e com o respeito à diversidade.
“Como mãe e como primeira-dama, sei da importância de garantir que todas as crianças e famílias sejam vistas, acolhidas e respeitadas. Essa luta pelos direitos das pessoas com autismo é uma das causas que carrego com o coração. Enquanto eu puder, seguirei trabalhando para que mais famílias tenham acesso a políticas públicas humanizadas e transformadoras”, reforçou.
Segundo o secretário interino de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes Haagsma, a emoção de Wérica representa exatamente o objetivo que o Governo de Mato Grosso quer alcançar com o Camarote do Autista: garantir que cada pessoa com TEA e suas famílias possam viver momentos de lazer com dignidade, conforto e acolhimento.
“Sabemos dos desafios enfrentados diariamente por essas famílias e, por isso, cada detalhe dessa ação é pensado com muito cuidado. A inclusão não pode ser só discurso; precisa estar presente em cada política pública, como estamos fazendo aqui no Governo de Mato Grosso, sob a liderança da primeira-dama Virginia Mendes”, destacou.
Além do acesso ao camarote, Wérica, seus filhos e milhares de outros mato-grossenses autistas contam com um importante recurso garantido pelo Estado: a Carteira de Identificação do Autista (CIA). O documento é emitido gratuitamente pela Setasc e assegura ao portador atendimento prioritário em estabelecimentos como supermercados, postos de saúde e eventos esportivos. A carteira também é requisito para participar dos sorteios de acesso ao camarote inclusivo da Arena Pantanal.
Foto: Darlene Marques | Setasc-MT
Para Wérica, a carteirinha simboliza um marco de autonomia. “Ela nos permite conhecer lugares e usufruir deles com mais tranquilidade. Se a criança não se sente bem, podemos sair sem constrangimento. Isso faz toda a diferença”, afirmou.
Caio, o filho mais velho, foi diagnosticado com dois anos e meio. Já a filha mais nova recebeu o diagnóstico aos nove anos. Wérica recebeu o primeiro diagnóstico ainda na infância, aos três anos, mas naquela época o autismo não era reconhecido como hoje.
“O nome que usavam era ‘retardo psicomotor’. Eu não falava, não andava. Minha mãe me levou ao centro de reabilitação, fiz sessões com fonoaudióloga, psicóloga, todas as terapias. Mas não existia o termo autismo. Ela lutou muito para que eu pudesse me desenvolver. Hoje, aos 40 anos, me orgulho da nossa trajetória”, compartilhou.
Wérica agradeceu à primeira-dama e ao Governo do Estado pelo trabalho que fazem pela inclusão. “Eu sei que não é fácil. As pessoas querem tudo de imediato, mas tudo exige esforço e dedicação. E eles têm lutado pelos autistas. Essa luta não pode parar, porque o que estamos conquistando hoje vai beneficiar as crianças de amanhã”, pontuou.
Com uma história que atravessa gerações, Wérica representa a força das mães atípicas que enfrentam desafios diários com coragem, e que hoje celebram cada conquista com esperança no futuro.
Carteira de Identificação do Autista
A CIA contém dados específicos da pessoa com TEA, além de contato de emergência e informações do responsável legal, quando aplicável. O cadastro pode ser feito via aplicativo MT Cidadão, desde setembro de 2022, com opção de emissão digital (prazo de 5 dias úteis) ou física (prazo de até 30 dias). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 98421-4080 ou (65) 3613-5711, ou ainda no site oficial da Setasc.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Inscrições abertas para HackaMT em Tangará da Serra
Published
1 mês agoon
5 de maio de 2025By
Da Redação
Estão abertas as inscrições para o HackaMT – edição Tangará da Serra. A maratona tecnológica, promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e parceiros visa desenvolver soluções inovadoras para desafios do setor público.
As inscrições seguem abertas até o dia 15 de maio e podem ser feitas por meio de link clicando aqui. O foco desta edição será a agricultura familiar e a agroindústria.
O HackaMT será realizado entre 16 e 18 de maio (16 e 18.5), na sede do Sindicato Rural do município de Tangará da Serra, situada na Av. Lions Internacional, nº 2.650.
Durante três dias, equipes formadas por programadores, designers, empreendedores e produtores rurais devem trabalhar para desenvolver ideias, protótipos e projetos inovadores que colaborem com o fortalecimento do setor agroalimentar da região.
A equipe que apresentar a melhor solução para os desafios propostos será declarada vencedora e terá a proposta financiada. A premiação será concedida através de cinco Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico (BDT-3), durante um período de até 12 meses, totalizando R$ 91,2 mil.
Coordenadora do HackaMT, Mari Borges afirma que o evento será uma ponte entre quem vive os desafios da produção rural e quem pode desenvolver soluções reais e aplicáveis. “Será um espaço de conexão, troca de saberes e transformação”, completou.
Para participar, não é obrigatório ter experiência. Os interessados devem apenas se enquadrar em um dos perfis disponíveis na inscrição: “Negócios”, para quem gosta de estratégias, gestão, marketing ou pesquisa de mercado; “Desenvolvedor”, para quem programa, desenvolve aplicativos, trabalha com hardware, bancos de dados ou automações; “Criativo”, para quem trabalha com design, UX/UI, edição de vídeos, criação de conteúdo ou experiência do usuário; e “Campo”, voltado para quem já teve experiência prática com produção rural e agricultura familiar.
O HackaMT é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Seciteci, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Parque Tecnológico de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Almáz Inovação.
O HackaMT também teve edições realizadas em outras regiões do Estado, como Água Boa, Cáceres e Nova Mutum, entre outros. Para mais informações da edição de Tangará da Serra confira o regulamento completo (Acesse Aqui).
Fonte: Governo MT – MT

Fim da reeleição volta à pauta da CCJ

PRF apreende mais de 28 kg de maconha na BR-070 em Cáceres/MT

Inscrições abertas para HackaMT em Tangará da Serra

Polícia Militar e PJC prendem suspeito de feminicídio em São José do Rio Claro

Mais de 56 mil pessoas já aproveitaram ônibus grátis em Cuiabá
MATO GROSSO


Inscrições abertas para HackaMT em Tangará da Serra
Estão abertas as inscrições para o HackaMT – edição Tangará da Serra. A maratona tecnológica, promovida pela Secretaria de Estado...


“Camarote mostra preocupação do Governo de MT com as necessidades das pessoas autistas”, afirma mãe de filhos com TEA
A cuiabana Wérica Weiller viveu uma experiência inédita ao acompanhar, pela primeira vez, seus dois filhos autistas no Camarote do...


Corpo de bombeiros controla incêndio em lote residencial de Primavera do Leste
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso controlou um incêndio em um lote residencial, na tarde deste domingo (4.5),...
POLÍCIA


Fim da reeleição volta à pauta da CCJ
A PEC que acaba com a possibilidade de reeleição de prefeitos, governadores e presidente a partir de 2030 está na...


PRF apreende mais de 28 kg de maconha na BR-070 em Cáceres/MT
No sábado (4), por volta das 14h40, a PRF apreendeu 28,81 kg de maconha e 0,21 g de cocaína...


Polícia Militar e PJC prendem suspeito de feminicídio em São José do Rio Claro
Em uma ação integrada, policiais militares da 18ª Companhia Independente, com apoio da Polícia Judiciária Civil, prenderam, na manhã desta...
CIDADES


Mais de 56 mil pessoas já aproveitaram ônibus grátis em Cuiabá
Mais de 56 mil pessoas aproveitaram passagem de ônibus gratuita em Cuiabá, no feriado de 1° de maio, Dia do...


CAS discute nesta terça direitos de motoristas e entregadores por aplicativos
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) terá nesta terça-feira (6), às 14h, audiência pública para debater os termos da ocupação...


MPs do consignado para CLT e do Fundo Social para habitação são prorrogadas
O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, comunicou a prorrogação das medidas provisórias que tratam sobre o uso do Fundo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...