Política MT
Comissão debate reativação do Centro de Pesquisa da Empaer em Cáceres
Publicado em
30 de abril de 2025por
Da Redação
A reativação do Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), na cidade de Cáceres, localizada a cerca de 216 quilômetros de Cuiabá, na Região Oeste de Mato Grosso foi a pauta da reunião da Comissão Especial para acompanhar o processo de mudanças, desativação e leilões de áreas e estabelecimentos de propriedade da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Comissão da Empaer), realizada nesta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa.
A Sala de Reunião das Comissões Permanentes, deputada Sarita Baracat, ficou lotada de representantes da região, dentre eles, lideranças políticas, associações, produtores rurais, sindicatos, entidades públicas e agricultores que vieram pedir a reativação do espaço que até o momento se encontra com o futuro incerto. Para os participantes, o fechamento do Centro Regional de Pesquisa significa desemprego, falta de oportunidade para a agricultura familiar e um contrassenso, justamente pelo fato de ser um dos setores, que recebe mais investimento do governo do estado.
O presidente da Comissão, deputado Júlio Campos (União) disse que a “reunião virou uma audiência pública”, por conta do número de pessoass ouvidas e onde onde foram discutidas as situações que vêm ocorrendo na Empaer neste governo e em especial na gestão do atual presidente do órgão, Suelme Evangelista Fernandes.
Júlio explicou que no encontro foram feitos vários questionamentos em torno da desativação desse Centro de Tecnologia de Pesquisa lá da região de Cáceres, que é um local com muita produção de conhecimento, que possui equipamentos modernos, com pesquisas avançadas de várias espécies de categoria de produtos alimentares.
“Nos reunimos para tomarmos uma posição e exigir do governo a paralisação da desativação desse setor que é muito importante para a agricultura familiar da região Oeste. Os deputados desta Casa de Leis não podem deixar de reagir a essa decisão sem sentido, que está ocorrendo com uma rapidez muito grande no desmonte da Empaer”, assegurou Júlio.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa de Mato Grosso (Sinterp-MT), Gilmar Antônio Brunetto, que a situação é considerada uma verdadeira afronta à população da região.
“Contamos com o apoio dos deputados para a reconstrução desse importante lugar que atende agricultores familiares vulneráveis”, defendeu Gauchinho, acrescentando que é inconcebível Mato Grosso importar mais de 80% das frutas e até farinha de mandioca, que é uma cultura importante do estado. A Empaer de Cáceres desenvolve um papel fundamental na região como no caso da cultura da banana, responsável por plantação de mais de 300 mil mudas do tipo terra anã na região, com produção de cerca de 4 mil toneladas, gerando renda em torno de R$ 20 milhões por ano.
O diretor-geral do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Cáceres, professor Reginaldo Antonio Medeiros, fez questão de destacar que é filho de produtor e que muitas vidas foram transformadas na região por conta da existência do Centro de Pesquisa Tecnológica, inclusive a dele.
“A Empaer, através deste espaço, transformou a minha vida e a vida da minha família oferecendo conhecimento, experiência, tecnologia e inovação para que nós pudéssemos alcançar o êxito e inclusive chegar onde cheguei. É importante estar aqui hoje para declarar apoio nesta luta”, declarou o diretor do IFMT.
Ao final do encontro, o deputado Wilson Santos (PSD) que é relator da comissão especial, lamentou a ausência de um representante do governo do estado, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) e da Empaer, para fazer o contraponto, trazer respostas às posições colocadas durante o debate, principalmente pelo pela diretoria do Sinterp-MT. ‘Mas nós vamos continuar aqui de pé, defendendo a extensão rural, de pé defendendo a pesquisa, porque é o último ombro que o pequeno agricultor ainda tem em Mato Grosso”, garantiu Wilson.
Convocação – A Comissão Especial da Empaercidiu convocar para a próxima reunião que ocorrerá em maio, o diretor-presidente da Empaer, Suelme Evangelista; a secretária de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Andreia Carolina Domingues Fujioka e o vice-governador Otaviano Pivetta.
A Comissão também solicitou ao diretor da Empaer, a viabilização de toda a documentação referente a transferência do Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Empaer de Cáceres para a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e também da transferência da Empaer de Várzea Grande para a administração da prefeitura do município.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Wilson Santos alerta descaso com polos desativados da Empaer e cobra diálogo com estado
Published
1 mês agoon
5 de maio de 2025By
Da Redação
Na segunda reunião da Comissão Especial da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), ocorrida na última quarta-feira (30), o relator e deputado estadual Wilson Santos (PSD) demonstrou preocupação com o abandono de polos do interior de Mato Grosso, como os de Cáceres e Várzea Grande. Mesmo com a vigência da Lei Complementar n° 683/2021, de sua autoria, que impediu a extinção da entidade e reconheceu seu caráter de interesse social e econômico, o parlamentar avalia que a realidade não corresponde aos objetivos da legislação.
“É algo surreal, parece que estamos tendo um pesadelo. Isso é inacreditável. Estamos diante de centros de pesquisa e conhecimento abandonados. Não dá para acreditar! A Empaer vem sendo desmontada e destruída. Isso foi planejado, governo após governo, sufocando a entidade para justificar o seu fechamento. Em janeiro de 2019, houve um projeto de extinção da Empaer. Foi claramente uma tentativa de encerramento. Com muita paciência dos colegas deputados, conseguimos aprovar o projeto que proibiu a extinção da Empaer. Uma salva de palmas para todos os deputados estaduais, a Assembleia Legislativa exerceu seu poder”, declarou o deputado.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa de Mato Grosso (Sinterp), Gilmar Antônio Brunetto, conhecido como Gauchinho, denunciou o estado de abandono da unidade da Empaer em Cáceres, que possui uma excelente estrutura física, com salas, banheiros e auditórios.
“O abandono é um desrespeito com a agricultura familiar da região. Quem nega a ciência, contrata a morte. Tínhamos cultivos importantes, como banana e mandioca. Queremos reativar esse centro de pesquisa, mesmo que a área tenha sido repassada à Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso). É uma área pública que atende à região. Poderia estar repleta de mudas. Isso entristece profundamente os colegas que atuavam ali desde a sua inauguração, em julho de 1998, no governo Dante de Oliveira”, lamentou o sindicalista.
Wilson relatou ainda que visitou a Empaer de Várzea Grande com Gauchinho, onde encontraram aparelhos de alto valor, como balanças de precisão, que foram devolvidos, emprestados ou doados à Embrapa. “Como relator, vou registrar essas constatações em um relatório contundente. Lamento, no entanto, que o outro lado não tenha se manifestado. Perderam a oportunidade de apresentar um contraponto e buscar um consenso. É lamentável essa ausência”, afirmou, referindo-se à ausência de representantes do governo estadual na reunião.
Gauchinho agradeceu pela lei, fruto de projeto de autoria do deputado Wilson Santos que impediu a extinção da Empaer, estendendo os agradecimentos a todos os parlamentares que mantiveram a instituição ativa. “Temos uma imensa gratidão à Casa de Leis. Continuamos confiantes na reativação da Empaer em Cáceres, com apoio das lideranças políticas da Assembleia Legislativa e da região e de todos os envolvidos com a agricultura familiar”, declarou.
A Comissão Especial acompanha o processo de mudanças, desativações e leilões de áreas e estabelecimentos da Empaer, sendo presidida pelo deputado estadual Júlio Campos (UB). Diante da importância da participação do Poder Executivo estadual, ficou definida uma reunião, para este mês de maio, com nova convocação do presidente da Empaer, Sueme Fernandes, do vice-governador Otaviano Pivetta e de Andreia Carolina Domingues Fujioka, da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf).
Fonte: ALMT – MT

Fim da reeleição volta à pauta da CCJ

PRF apreende mais de 28 kg de maconha na BR-070 em Cáceres/MT

Inscrições abertas para HackaMT em Tangará da Serra

Polícia Militar e PJC prendem suspeito de feminicídio em São José do Rio Claro

Mais de 56 mil pessoas já aproveitaram ônibus grátis em Cuiabá
MATO GROSSO


Inscrições abertas para HackaMT em Tangará da Serra
Estão abertas as inscrições para o HackaMT – edição Tangará da Serra. A maratona tecnológica, promovida pela Secretaria de Estado...


“Camarote mostra preocupação do Governo de MT com as necessidades das pessoas autistas”, afirma mãe de filhos com TEA
A cuiabana Wérica Weiller viveu uma experiência inédita ao acompanhar, pela primeira vez, seus dois filhos autistas no Camarote do...


Corpo de bombeiros controla incêndio em lote residencial de Primavera do Leste
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso controlou um incêndio em um lote residencial, na tarde deste domingo (4.5),...
POLÍCIA


Fim da reeleição volta à pauta da CCJ
A PEC que acaba com a possibilidade de reeleição de prefeitos, governadores e presidente a partir de 2030 está na...


PRF apreende mais de 28 kg de maconha na BR-070 em Cáceres/MT
No sábado (4), por volta das 14h40, a PRF apreendeu 28,81 kg de maconha e 0,21 g de cocaína...


Polícia Militar e PJC prendem suspeito de feminicídio em São José do Rio Claro
Em uma ação integrada, policiais militares da 18ª Companhia Independente, com apoio da Polícia Judiciária Civil, prenderam, na manhã desta...
CIDADES


Mais de 56 mil pessoas já aproveitaram ônibus grátis em Cuiabá
Mais de 56 mil pessoas aproveitaram passagem de ônibus gratuita em Cuiabá, no feriado de 1° de maio, Dia do...


CAS discute nesta terça direitos de motoristas e entregadores por aplicativos
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) terá nesta terça-feira (6), às 14h, audiência pública para debater os termos da ocupação...


MPs do consignado para CLT e do Fundo Social para habitação são prorrogadas
O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, comunicou a prorrogação das medidas provisórias que tratam sobre o uso do Fundo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...